Lucas 24: 1-12
“No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro. Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas.
Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos Aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que Ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia:
Então, se lembraram das palavras de Jesus. ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “.
Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.
As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.
Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera”.
Que notícia boa! Imagine que alguém que você ama está muito mal. Foi internado às pressas. Toca o celular, você sabe que é do hospital. A pessoa do outro lado de repente lhe diz que aquela pessoa que estava morrendo, melhorou, saiu do coma, está reagindo a cura… “Que notícia boa! Ufa! ”.
Como é bom ouvir boas notícias! Pare e pense por um instante. Qual seria a melhor notícia que você poderia ouvir nesta manhã?
Nenhuma, por melhor que seja, se compara à melhor de todas as notícias que nós já recebemos: Jesus Cristo ressuscitou! Ele está vivo! A morte foi engolida na vitória (1Co 15.54-55).
As boas notícias da Páscoa foram anunciadas, pela primeira vez, por um anjo enviado por Deus; e neste momento, meu desejo é levá-los de volta à manhã do primeiro domingo de Páscoa para juntos/as ouvirmos essa boa notícia.
Conta o texto no Ev. Lucas que, na madrugada do primeiro dia da semana, três dias após a crucificação e o sepultamento de Jesus, algumas das mulheres que haviam crido nele e disposto suas vidas para segui-lo, foram visitar o túmulo.
Elas traziam consigo algumas especiarias e esperavam encontrar o corpo frio de Cristo ainda deitado no interior de um túmulo bloqueado por uma enorme pedra e muito bem guardado por soldados romanos. Quando chegaram ao sepulcro, no entanto, foram tomadas por uma enorme e grata surpresa. Em vez de encontrarem o corpo morto de Jesus, ouviram a notícia pelo anjo que ali estava, como que esperando por elas, a notícia que sacudiu seus corações: “Ele não está aqui! Ressuscitou, como tinha dito que aconteceria. Venham, vejam onde seu corpo estava. ”.
Que notícia boa! Mas, tem mais… O que mais aquelas mulheres ouviram na manhã do primeiro domingo de Páscoa? O que elas ouviram ainda são boas notícias para nós…. Aquelas mulheres ouviram palavras de conforto e um convite:
1. O conforto das boas notícias da Páscoa.
A ressurreição de Jesus promove calma, coragem e confiança, aos corações dos que creem.
As boas notícias da Páscoa, a ressurreição de Jesus traz conforto, pois acalma, encoraja e fortalece a fé.
2. O convite das boas notícias da Páscoa
Há dois convites feitos pelo anjo que ainda hoje se estendem a todas as pessoas. Diante da ressurreição de Jesus, o anjo convida, dizendo: examine e experimente:
Venham [examinem], vejam [experimentem]onde seu corpo estava.
A ressurreição de Jesus é um convite para que se prove e veja que o Senhor é bom. O mesmo poder que arrancou Jesus do túmulo e o trouxe da morte para a vida, está à disposição de todos para salvar, santificar e sustentar.
A boa notícia da Páscoa é que Jesus ressuscitou! E Ele não nos abandonou, mas, está preparando um lugar maravilhoso para juntos/as ficarmos.
Essa é a melhor notícia que nós poderíamos ouvir, em qualquer época, em qualquer momento, em qualquer circunstância. Conforte-se com a mensagem. Aceite o convite (examine e experimente).
No final do texto do evangelista Lucas, ele diz que “As mulheres saíram apressadas do túmulo e, assustadas, mas cheias de alegria, correram para transmitir aos discípulos a mensagem do anjo.
Em um mundo com tantas notícias ruins, tantas fakes news, precisamos ser aqueles /as que levam a boa notícia de esperança e vida. Jesus ressuscitou. Feliz Páscoa!
Pastora Márcia Célia Pereira
Pastoral Escolar e Universitária do IEP