“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.”
(Provérbios 17.17)
Para destacar a importância de um relacionamento de amizade, é necessário diferenciarmos parentes, amigos, colegas e contatos. O grau de parentesco se caracteriza pelo núcleo familiar onde nascemos que independente de nossas vontades. Já a amizade é a família que escolhemos no transcorrer da vida. Colegas são as pessoas que nos relacionamos principalmente no ambiente de trabalho e contatos são aquelas que nos associamos quando prestamos nossos serviços de acordo com a profissão que exercemos.
É na fase da pré-adolescência e na adolescência que se consegue reunir um maior número de amigos e amigas pelo motivo da necessidade de autoafirmação de cada pessoa e de fazer parte de um grupo ou mais. Depois já na juventude e na idade adulta este número vai diminuindo devido às ocupações e falta de tempo para relacionamentos de amizades mais duradouras.
No passar dos anos os parentes vão diminuindo, os amigos vão tamb
ém diminuindo, permanecem os colegas e os contatos em maior número. Quantas pessoas conseguem preservar a amizade de infância ou adolescência? É possível, no entanto raro.
Quantos amigos ou amigas você tem? Uma pesquisa realizada na Universidade Oxford constatou que o ser humano tem a capacidade de manter uma média de cinco amizades durante a vida. É importante frisar que a pesquisa estabelece uma média dando-nos a entender que podemos ter mais ou menos de cinco amigos ou amigas com quem verdadeiramente podemos contar sejam nos momentos alegres como também nos tristes e difíceis de nossas vidas. E este relacionamento de amizade acaba por contribuir na formação do nosso caráter.
O texto de Provérbios declara que o amigo ou a amiga ama em todos os momentos e torna-se um irmão ou uma irmã principalmente nas adversidades da vida. O Amigo ou a amiga é um porto seguro com quem podemos sempre contar. Como diz a canção popular: “A amizade sincera é um santo remédio, é um abrigo seguro.”
Que possamos cultivar relacionamentos de amizade sinceros e duradouros com o propósito de tornar-nos a cada dia instrumentos de bênçãos na vida dos nossos amigos e das nossas amigas assim como eles ou elas já são para nós.
Rev. João Marcos Garcia de Matos
Pastoral Escolar e Universitária
Instituto Metodista Granbery
Juiz de Fora/MG