Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / 13/05 - Família: espaço fundamental de partilha e desenvolvimento

13/05 - Família: espaço fundamental de partilha e desenvolvimento

13/05 - Família: espaço fundamental de partilha e desenvolvimento

Colossenses 3: 16 e 17

Vivemos na era da informação e, nela, estar conectado é a palavra de ordem. No mundo, nunca se esteve tão conectado e de igual forma nunca se sofreu tanto em razão da solidão. 

Como podemos permanecer conectados e não nos sentirmos sozinhos? A palavra de Deus nos assegura que “não é bom que o homem esteja só” Gn 2:18 a. Quando pensamos na célula mater da sociedade, “a família”, encontramos o lugar onde a palavra de Deus pode se cumprir diariamente, onde podemos nos conectar uns com os outros e com Deus. Apesar de todas as mudanças vividas, não temos dúvida de que a família continua sendo o sonho de Deus para cada um de nós, um sonho de participação ilimitada, de amor, de compromisso e de entrega.

Da mesma forma que Deus não se limita a sonhar conosco de forma distante, Ele é “Deus conosco”, nos encoraja a sonhar em família, a participar de forma mais efetiva no cotidiano de cada um dos membros dessa célula viva e incrível. 

Como cristãos, admiramos a beleza de cada momento familiar, vendo nele o lugar onde, gradualmente, aprendemos o significado e o valor das relações humanas; a amar com a decisão de cuidar; a caminhar como uma promessa de diariamente se doar; a investir, principalmente tempo; a gastar-nos por alguém, sem esperar retorno imediato, na certeza de que vale a pena.

Como parte do Colégio Metodista, convidamos cada um de vocês a gastar-se por amor, sabendo que não é, em si, tarefa fácil e que gera momentos de dor, de cansaço, de conflito, situações em que parece que tudo se torna árido, mas precisamos parar e investir nosso tempo naquilo que é o melhor de Deus: nossa família. Que ao nos conectarmos em família possamos gerar espaços de ouvidoria, troca, crescimento, segurança, confiança e proximidade, certos de que o “Deus conosco” nos dará estratégias para perceber que precisamos uns dos outros, que nos fortalecemos em família e de que juntos somos capazes, como diz a canção, “de ir muito mais além do que se imagina”. 

Fraternalmente, professora Debora Castanha.