Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia Internacional da Terceira Idade - 2020

Dia Internacional da Terceira Idade - 2020

Dia Internacional da Terceira Idade - 2020

Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. (Salmos 92:12-15)

A exemplo das árvores que, quanto mais vivem são “mais belas, mais amigas, vencedoras da idade e das lutas”, o ser humano na terceira idade também pode ter beleza e compartilhar experiências de vida com as gerações mais novas.

Precisamos compreender que cada etapa da vida tem seus encantos e desafios, porque a vida é um presente de Deus. Aqueles que conseguem chegar à chamada terceira idade são privilegiados, pois conseguiram sobreviver às lutas e tempestades de toda uma existência. No dizer do escritor sagrado “tudo passa rapidamente e nós voamos”, as transições da vida são normais e inevitáveis. E a Bíblia nos traz alguns exemplos de pessoas que chegaram à terceira idade e nesta fase viveram felizes e realizados:

· Ana, com 84 anos não deixava o templo, mas adorava a Deus em Lucas 2:36-37

· Abraão, na sua velhice, creu em Deus e ainda viu Sara ter um filho.

· Josué, na terceira idade ainda conquistou muitas terras.

· Davi experimentou a fidelidade de Deus na terceira idade. Ele declara no Salmo 37:25: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.”

Temos visto que a terceira idade pode se tornar uma fase difícil ou uma etapa da vida para se viver bem, com alegria e felicidade. Tudo depende de como se encara a realidade.

Mesmo que a vida não tenha proporcionado à realização de todos os nossos sonhos, ela é um dom de Deus, um presente dado por Ele. Por isso, tenhamos fé e sejamos gratos, pois como diz Paulo aos Filipenses 1:6, “…aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”

Pastora Maria da Graça R.Vilagran
Colégio Metodista Americano