Você está aqui: Página Inicial / Pastoral Escolar / #PraPensar / Dia dos Pais - 2020

Dia dos Pais - 2020

Dia dos Pais - 2020

“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob minhas vistas, te darei conselho.” Salmo 32.8

Ao refletir sobre a filiação nos vem à mente a declaração de que somos filhas e filhos de Deus (João 1.12), e carregamos em nosso DNA a Sua imagem e semelhança. Como um pai amoroso, Ele dedica tempo para nos educar visando uma vida plena delineada pela afetividade, solidariedade e amorosidade.

A arte de gerar, de procriar, da paternidade faz parte da constituição humana e remete à paternidade de Deus, que é um privilégio imbuído de responsabilidades e dedicação. Assim à semelhança de Deus, quem ama educa.

Educar é uma arte que implica em instruir e ensinar por meio de teorias e testemunho. Teorias que ganham força e continuidade quando fortalecidas pela coerência entre o que se ensina e o que se pratica, vivências que testemunham a efetividade do processo educativo e faz toda a diferença quando se pensa em pessoas que inspiram, que iluminam o caminho de outras.

Educar implica, também, em conviver: “e, sob minhas vistas, te darei conselho”. Em estar junto de quem se ama compartilhando saberes permeados pelo diálogo, escuta e compartilhamento, que regado pela amorosidade possibilita reflexão, questionamentos e transformação. E estar junto não requer necessariamente que se esteja ocupando o mesmo espaço, mas que se faça presente, mesmo que à distância, no coração e nas lembranças que trazem esperança e segurança de saber com quem contar.

A paternidade é uma graça de Deus! Feliz Dia dos Pais!


Revda. Renilda Martins Garcia
Coordenação Pastoral
Escolar Colégio Metodista Bennett - IMB