Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projeto de leitura instiga criatividade, imaginação e amor pelos livros

Projeto de leitura instiga criatividade, imaginação e amor pelos livros

Projeto de leitura instiga criatividade, imaginação e amor pelos livros

O Colégio Piracicabano conta com um grupo de alunos para disseminar e incentivar o hábito de leitura entre os colegas de escola. Formado por alunos do 3º ao 5º anos, na faixa etária de oito a 10 anos, o grupo 8 é uma turma de 20 crianças envolvidas com o projeto de leitura. O trabalho conta com a orientação da professora Ivone Magalhães.

A iniciativa teve início a partir de reflexão sobre o pensamento do autor Mario Quintana, de que os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas e os livros mudam as pessoas. “O nosso trabalho é o de enfatizar a importância da leitura, visando mais conscientização sobre os benefícios desta prática na nossa vida”, conta a professora Ivone.

A 2ª etapa do projeto consistiu na leitura de variados gêneros. A interação começou em abril e maio, quando houve contação de histórias para alunos do período integral. Em junho, os estudantes conheceram as poesias de Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, José Paulo Paes, Olavo Bilac, Manuel Bandeira – este mesmo material será declamado em agosto para outros grupos de maneira dramatizada. A última etapa do projeto será a construção de um livro a ser lançado no fim do ano letivo.

“A leitura estimula os jovens a buscarem nos livros momentos divertidos e prazerosos. Este universo leva nossos alunos a compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo”, afirma a professora Ivone. 

Matéria: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 02/08/2016