Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professoras de língua portuguesa dão dicas de como vencer a timidez

Professoras de língua portuguesa dão dicas de como vencer a timidez

Professoras de língua portuguesa dão dicas de como vencer a timidez
A timidez entre crianças e jovens pode se tornar um sofrimento. Se há um problema de fato, os pais podem perceber no comportamento dos filhos. Ser tímido pode estar relacionado à personalidade, destaca a professora de português do Colégio Piracicabano, Elcy Pereira Cason Pecorari. "Uns são mais extrovertidos e outros, menos, o que é normal", diz ela.


Este aspecto da personalidade deve ser amenizado no contato com o grupo e convívio social. "É preciso estabelecer este canal", lembra Elcy. A língua portuguesa é um grande fio condutor dos relacionamentos, pois trabalha eixos como escrita, leitura e oralidade. "E é a oralidade que deve ser uma crescente, pois a aquisição da língua acontece por ela", comenta a professora do Pira.

Entretanto, atividades que não incluam especificamente a oralidade, como participar de um grupo de balé pode auxiliar na desinibição, recomenda Elcy.


Suzane Alaíde Lindoso da Silva (foto), que também é professora de língua portuguesa no Piracicabano, indica que o estímulo em sala de aula também é importante contra a timidez. "Outro ponto que julgo muito importante é a confiança que o jovem pode adquirir no professor. Todavia, muitos tentam escapar como podem", diz ela.

Suzane comenta que deixar de sentir timidez não é o caminho, mas sim superá-la. "A vergonha pode impedi-lo de resolver questões, tirar dúvidas, enfim de relacionar-se com as demais pessoas. E isso tudo é muito ruim porque as emoções e os sentimentos também acabam ficando represados o que, psicologicamente, não é bom", destaca Suzane.

Texto
: Cristiane Bonin
Fotos: Banco de imagens/ Fábio Mendes
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 03/06/2014

registrado em: