Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professoras dão dicas para entrar no ritmo das aulas

Professoras dão dicas para entrar no ritmo das aulas

Professoras dão dicas para entrar no ritmo das aulas

A volta às aulas é um momento de grande alegria e expectativa. Porém, é um período que vem acompanhado de certa dose de ansiedade que, em alguns momentos, precisa ser amenizada. Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental 1, por serem mais jovens, precisam de atenção especial não só dos professores, mas especialmente da família.

Segundo a professora Caroline Cristina Raimundo Araújo, orientadora do ensino infantil do Colégio Piracicabano, as dificuldades dos pequenos nesta etapa da vida escolar  estão relacionadas à reorganização da rotina diária. “Eles precisam se ajustar aos horários das refeições, aos horários de dormir e acordar, à ausência dos pais, entre outros”, afirma. Outro aspecto relevante durante a adaptação dos alunos, de acordo com a orientadora, é o estabelecimento das regras e sua internalização.

Os alunos do 1º ao 5º ano também precisam de atenção especial nesta fase, conforme aponta a orientadora do ensino fundamental 1, a professora Maria Carolina Nemec. “Os alunos que iniciam o 1°ano têm a ansiedade e a expectativa do novo, do desconhecido, pois é o início de um novo ciclo na vida da criança. Para os que já estão no fundamental 1 também há a ansiedade natural de início de ano para conhecer a professora nova, os amigos novos”, fala Maria Carolina. O que pode ajudar a criança a passar por esse processo de adaptação, de acordo com ela, é a promoção de uma dinâmica positiva em sala de aula, com afeto e atenção para que todos se sintam acolhidos. 

Confira algumas dicas das professoras:

- Falar sobre a troca de professor(a) como sendo um processo natural e tranquilo;

- Promover um passeio ao redor do colégio pode ajudar a criança a se familiarizar gradativamente com o ambiente;

- Estabelecer uma rotina de estudo diária é importante para não acumular conteúdo e nem dúvidas.

 

Texto: Cristiane Sanches
Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo
Última atualização: 30/01/2017