Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Professor de química tem artigo publicado em revista internacional

Professor de química tem artigo publicado em revista internacional

Professor de química tem artigo publicado em revista internacional

O professor de química do Colégio Piracicabano, José Ricardo Turquetti, teve aprovado recentemente seu artigo científico de doutorado para publicação na revista internacional Thermochimica Acta. A publicação existe desde 1970, é baseada em Amsterdã (Holanda), e está entre os dois mais importantes títulos mundialmente conhecidos na área da físico-química.

Sob o título "Thermal Study Solid State Reaction on Pt - 15% Rh/Hg System", o docente do Piracicabano descreveu o comportamento de metais nobres (platina e rhodium) em contato com o mercúrio.

 "Na atmosfera existem pequenas partículas de mercúrio que, em contato com estes  metais nobres, provocam uma espécie de corrosão. Além da platina ser cinco vezes  mais cara do que o ouro, e o rhodium, dez, esses metais são utilizados, por  exemplo, pela Nasa para contatos elétricos. Por isso a importância do estudo",  conta Turquetti.

 A aprovação do artigo científico para a publicação aconteceu no final de  outubro. Turquetti concluiu seu doutorado em julho no Instituto de Química da  Unesp  (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara.

 "Até a aprovação ocorreu a etapa de troca de perguntas e respostas com dois  revisores da revista. Fiquei muito feliz porque a publicação é conceituada e lutei muito pelo espaço para meu artigo", conta o professor de química do  Pira.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens e Fábio Mendes 
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina 
Última atualização: 03/12/2013

 

registrado em: