Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicabano tem eleições no dia 13

Piracicabano tem eleições no dia 13

Piracicabano tem eleições no dia 13
No próximo dia 13, acontecem as eleições para os representantes de classe do Colégio Piracicabano. A escolha será informatizada e ocorrerá no horário de aula, como contam as professoras Lúcia Piacentini e Márcia Simões. Os resultados serão divulgados após o fim da votação. As informações sobre o processo serão comunicadas e disponibilizadas nos murais do colégio. Todos os alunos dos ensinos fundamental 1, fundamental 2 e médio fazem parte da iniciativa, que objetiva a promoção da liderança dentro do projeto pedagógico da escola.

No processo atual, cada classe deverá indicar de dois a seis nomes dentre seus companheiros de turma. Os possíveis candidatos podem se organizar em até três chapas para os cargos de representante e vice. "As eleições enfatizam a formação de cidadãos críticos, democráticos, éticos e preocupados com o bem-estar de todos. Por isso, a partir de 2013, as eleições, que aconteciam todos os anos, serão bianuais. A intenção é a de que os alunos eleitos tenham mais tempo de atuação e possam ter um maior entendimento e amadurecimento da função de liderança e de representação do seu grupo", destaca a professora Lúcia.

Thales Terci Goulart, 13, aluno do 8º A, representou sua classe neste ano e conta que gostou da função de ser responsável pela comunicação entre o grupo de alunos e a coordenadoria. Paulo Marcelo Crnkovic Junior (foto), 10, estudante do 5º B, relata que a sensação de ajudar as pessoas foi a melhor parte da experiência pela qual passou em 2012.

Confira algumas atividades da agenda dos representantes de classe:

- Participar das reuniões solicitadas pela equipe diretiva e pelos professores, apresentando a opinião da turma e representando-a nas situações decisórias;

- Informar a turma sobre os assuntos tratados nas reuniões;

- Transmitir recados e informações sobre assuntos de interesse coletivo do colégio;

- Colaborar com os colegas nas dificuldades apresentadas (aprendizagem, atitudes, faltas, casos de doenças, eventos, portal educacional, dentre outros);

- Colaborar na adaptação dos alunos novos ao ambiente escolar;

- Conciliar os interesses da maioria e levar para a turma um consenso sobre os assuntos tratados, apesar das divergências que poderão ocorrer.

(Fonte: professoras Lúcia Piacentini e Márcia Simões).

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 06/03/2013
registrado em: