Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Piracicabano conclui infraestrutura contra incêndios

Piracicabano conclui infraestrutura contra incêndios

Piracicabano conclui infraestrutura contra incêndios
O Colégio Piracicabano e o campus Centro do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP) receberam, em abril, a implantação do sistema de proteção e combate a incêndio, elaborado pela empresa GRS e aprovado pelo Corpo de Bombeiros, conforme legislação vigente no município. Atendendo as diretrizes do projeto, foram instalados 37 hidrantes, bomba de água pressurizada, extintores de pó químico, gás carbônico (CO2) e água, luzes de emergência, porta corta fogo, barreira antipânico, sinalizações rotas de fuga, além do treinamento dos brigadistas.

De acordo com Juscelino Monção Neto, gerente do departamento de administração dos campi da Unimep, os colaboradores do Colégio e também do campus Centro participaram de curso de brigada de incêndio e primeiros socorros, ministrados em oitos horas e divididos em aulas teóricas e práticas. O treinamento, didático e prático, abrangeu noções básicas sobre prevenção e combate a incêndio, com ações como composição e atribuição de brigada, procedimentos de emergência, definição do tipo e química de fogo, métodos de extinção, alarme de incêndio, dentre outros; e de primeiros socorros, tais como regras básicas, intervenção, avaliação e ação, ressuscitação cardiopulmonar, engasgo, hemorragias, ataque cardíaco, fraturas, convulsões, queimaduras e animais peçonhentos.

Neto observa que o treinamento, além de atender exigência do Corpo de Bombeiros, é importante para que todos os brigadistas saibam utilizar o sistema contra incêndios recentemente instalado no campus. "Esse treinamento já foi efetuado anteriormente, porém o recém-ministrado teve mais ênfase devido à finalização das instalações", afirma o gerente. Desta forma, o Colégio Piracicabano conta atualmente com 49 brigadistas, abrangendo funcionários administrativos, limpeza, segurança, manutenção, gerência de administração dos campi e direção da escola.

Texto
: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 1/05/2013
registrado em: