Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palestra sobre mundo virtual reúne pais e alunos

Palestra sobre mundo virtual reúne pais e alunos

Palestra sobre mundo virtual reúne pais e alunos

O mundo virtual e o uso das ferramentas da web pelos jovens foi o assunto de palestra promovida na última terça-feira, 13, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano. O público-alvo do evento foram os pais dos estudantes, que acompanharam a apresentação do palestrante convidado especialista em redes sociais, André Quintão. A palestra integra o programa Roda de Conversa, um diálogo aberto entre escola e pais com foco preventivo. 

"Há um grande impacto da internet na vida das crianças. De dezembro de 2010 a 2012, foi assombroso o percentual de acessos à internet feito por crianças entre dois e 11 anos de idade", comenta a pastora Márcia Célia Pereira, da Pastoral Escolar do Colégio Piracicabano. Ela pontua que a facilidade do acesso à web proporcionada pelos próprios pais e o fato de que o mundo virtual está instalado na sociedade contemporânea. Márcia também lembra que a capacidade de regulação destas mídias é pouco eficaz, implicando, muitas vezes, em problemas como o cyber bullying e disseminação da violência e pedofilia.

"Mas, como tudo na vida, a internet não reserva apenas aspectos ruins. Há muitas boas opções para seu emprego em benefício das crianças e jovens", observa a pastora.

A orientadora educacional do Colégio para os ensinos fundamental 2 e médio, Lucia Cristina Piacentini Gomes da Silva, destaca que os pais devem estar presente na vida virtual dos filhos, acompanhando os tipos de acesso à web e conhecendo o universo de amizade desses jovens para melhor uso das ferramentas. "É contraproducente na vida de quem estuda nas primeiras horas da manhã, a permissão para ficar no computador até a madrugada. Isso resulta no jovem que dorme na carteira durante as aulas", indica a educadora Lucia.

Neste contexto, a equipe do Colégio Piracicabano se engajou na luta pelo respeito e nas prevenções de determinados comportamentos, sob as coordenações da Pastoral Escolar e do Serviço de Orientação Educacional (SOE). "Entendemos como urgência tratar desses assuntos e ajudar os pais, trazendo até eles uma boa oportunidade de conhecimento", diz a pastora Márcia.


Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 19/08/2013

registrado em: