Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Outono é tempo gripe e desidratação: confira dicas para se cuidar bem

Outono é tempo gripe e desidratação: confira dicas para se cuidar bem

 Outono é tempo gripe e desidratação: confira dicas para se cuidar bem

Com a chegada do outono, há a necessidade de uma atenção especial com o maior órgão do corpo humano, a pele. O tempo mais frio e seco, característico desta época do ano, leva ao ressecamento excessivo da pele.

Atenção na hora do banho, uso do protetor solar e hidratação são fundamentais nesta época de clima seco (veja mais abaixo, no quadro 1), destaca a mestre em enfermagem e professora da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Maria Cristina Pauli da Rocha.

Manter a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos também contribui para amenizar os problemas relativos à estação. "Os exercícios físicos devem continuar a fazer parte do cotidiano, mas prefira os horários no máximo antes as 10h ou depois das 17h. A ausência de chuvas e a baixa temperatura faz com que o sistema respiratório fique vulnerável portanto é essencial evitar horários de maior poluição atmosférica", destaca Maria Cristina (veja no quadro 2 as dicas sobre exercícios físicos).

O sistema respiratório é outra grande preocupação na mudança de clima. O ar mais seco característico do Outono e a baixa temperatura podem comprometer a saúde, principalmente de crianças, idosos e pacientes com doenças respiratórias crônicas, como a asma, lembra a mestre em enfermagem.
"A proliferação de vírus é maior nesta época do ano e, os locais fechados favorecem a transmissão de doenças respiratórias, como gripe, bronquiolite e pneumonia", informa Maria Cristina (veja dicas da especialista no quadro 3).

1) Pele: evitando o ressecamento:
- Evitar banhos longos, quentes e com excesso de sabonete. Estes são fatores prejudiciais à saúde da pele porque retirarem a camada natural de gordura que a protege. O aconselhável é banhos mornos com pouco sabão e de pH neutro.
- Outro cuidado é essencial nesta época do ano é a hidratação. Use hidratantes corporais e beba, pelo menos, dois litros de água por dia para combater os efeitos do ar mais seco.
- O uso de protetor solar deve contínuo, pois a emissão de raios ultravioletas não deixa de existir, mesmo nos dias frios e nublados.

2) Dicas para a prática de exercícios físicos:
- Aqueça 20 minutos antes dos treinos para manter o corpo na temperatura ideal.
- A hidratação é fundamental.
- Use roupas leves e confortáveis, mas que mantenham o seu corpo aquecido.
- No caso de temperaturas muito baixas, opte pelo agasalho de algodão, tirando-o somente após o aquecimento. Ao fim dos exercícios, torne a colocá-lo.

3) Problemas respiratórios versus ambientes fechados:
Mantenha sempre as janelas abertas e os cômodos arejados. Assim permitimos a renovação do ar.
Cuidado com roupas de cama, agasalhos, edredom: eles devem ser colocados ao sol e lavados com frequência.
Evite lugares com aglomeração de pessoas.
Lave sempre as mãos com água e sabonete
Forneça às crianças uma alimentação equilibrada acompanhada de uma hidratação constante.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Bob Calligaris
Coordenação/edição: Celiana Perina
Última atualização: 13/06/2014

registrado em: