Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Organização é fundamental na rotina diária

Organização é fundamental na rotina diária

Organização é fundamental na rotina diária

"Tanto na educação, como na vida, a organização é fundamental para um bom desempenho. Cabe também à escola planejar os ambientes de estudo, mantendo-os acolhedores, limpos e com materiais em boas condições de uso",  afirma a psicóloga Lúcia Gomes da Silva, orientadora educacional do Colégio Piracicabano, quando o assunto é a importância da organização.  

De acordo com ela, o aluno mais organizado, tem mais chances de aprender conteúdos e conceitos ensinados na escola. E os mais novos, como os do fundamental, têm de construir essa necessidade com o apoio dos pais.

"Um aluno desorganizado não administra o momento de prestar atenção, de conversar e de discutir coletivamente. Ele perde o foco e coloca tudo na mesma dimensão de prioridade. O aluno pode perder a vontade de aprender", diz Lúcia.

Para a psicóloga, o primeiro exemplo tem de vir de casa. "Se a criança percebe que o ambiente familiar funciona organizadamente, estará recebendo estímulos para ser organizada. Quando a criança é responsável por cuidados com seus pertences, como colocar a roupa suja no local adequado ou guardar seus calçados, ela posteriormente, tomará conta dos materiais escolares e organizará seu tempo de estudos", indica.  


Texto: Ronaldo Victoria 
Fotos: Fábio Mendes
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 30/07/2012

registrado em: