Você está aqui: Página Inicial / Notícias / O PENTECOSTES

O PENTECOSTES

O “Pentecostes” vem do grego pentēkostḗ, que significa “quinquagésimo”. A origem dessa festa é baseada em uma antiga tradição hebraica, chamada Shavuoth, que significa “Semanas”. Era uma celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus cinqüenta dias após a Páscoa. A data também homenageia a memória do dia em que Moisés recebeu as Tábuas com as Leis Sagradas, conhecidas por Torah. Essa festa reunia em Jerusalém multidões de judeus vindos de vários países. 

Para nós cristãos, a comemoração do Pentecostes é marcada pela narrativa no livro dos Atos dos Apóstolos capítulo 2, momento em que os apóstolos de Cristo recebem o Espírito Santo.

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”. (Atos dos Apóstolos 2.1-4)

Assim, Pentecostes também é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias após a Páscoa. É uma das datas mais importantes do Calendário Litúrgico Cristão, juntamente com Páscoa e Natal.

Diferente do Pentecostes cristão, o Pentecostes judeu durava sete dias e iniciava a partir do Pesah (Celebração da Páscoa). Pentencostes, então, é tempo de celebrarmos a presença do Deus Espírito Santo em nosso meio, relembrando o ato salvífico de Jesus Cristo e Sua vida em nós.

 

 

Pastor Marcos Antonio de Souza

Pastoral do Colégio Metodista IE