Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Júri simulado proporciona estudo diferenciado aos 2ºs anos do ensino médio

Júri simulado proporciona estudo diferenciado aos 2ºs anos do ensino médio

Júri simulado proporciona estudo diferenciado aos 2ºs anos do ensino médio

Docentes das disciplinas de história e literatura se uniram para promover a atividade de júri simulado, aplicada aos alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Piracicabano. A simulação incluiu estudos da linguagem argumentativa e os períodos históricos do arcadismo, iluminismo e Inconfidência Mineira. A atividade anual ocorre nas dependências do Núcleo de Prática Jurídica, setor ligado ao curso de direito do campus Taquaral da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba.

Como um julgamento real, com advogados de acusação, defesa, juiz, réus e jurados, a atividade contou com ampla pesquisa histórica sobre as personagens envolvidas e sua época, incluindo viagem às cidades históricas de Minas Gerais. “A construção do julgamento só foi possível graças ao trabalho coletivo dos alunos. Ainda houve a participação de cinco jurados que definiram o veredito”, conta a professora de literatura, Elcy Pereira Cason Pecorari.

O professor de história, Paulo Alberto Balbino da Costa, lembra que a atividade interdisciplinar já ocorre há anos. “Os alunos de cada sala se dividem em dois grupos, acusação e defesa, e montam argumentos baseados em documentos históricos para fazer a simulação de um possível julgamento - com júri popular - do poeta Tomás Antônio Gonzaga, acusado de ser o cabeça da Inconfidência. Os alunos se empenham bastante no projeto e acabam adquirindo forte experiência em trabalho em equipe, investigação histórica e argumentação.”

Elcy conta que, de acordo com os alunos, o trabalho teve relevância maior do que a avaliação tradicional em classe. “Foi muito mais que uma prova em termos de conhecimento adquirido, pois, puderam se aprofundar nos conteúdos e a experiência, sem dúvida, ficará marcada como um momento especial de aprendizagem.”

 

Texto: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina
Fotos: divulgação
Última atualização: 24/01/2017