Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornada de Iniciação Científica passa a ser anual

Jornada de Iniciação Científica passa a ser anual

 Jornada de Iniciação Científica passa a ser anual

A Jornada de Iniciação Científica (Joinci), tradicional evento promovido semestralmente pelo Colégio Piracicabano, passará a ser anual. A informação é da coordenadora pedagógica do ensino fundamental 2, professora Joselene Rodrigues da Silva. A mudança, segundo ela,  é em função da mudança curricular da disciplina iniciação ao trabalho científico, que até recentemente chamava-se estudos avançados. 

"No início era assim: os alunos do ensino médio apresentavam projetos das quatro grandes áreas (humanas, exatas, natureza e linguagem) e inscreviam-se na que tinham mais afinidade, num limite de 20 ou 25 alunos. Isso acontecia em módulos semestrais e, no final de cada semestre, os alunos faziam a apresentação do trabalho desenvolvido em grupo de quatro ou cinco. A apresentação era no modo de comunicação oral no primeiro semestre e de pôster no segundo semestre, durante a Joinci", conta a coordenadora. 

Os objetivos da Joinci são, de acordo com Joselene, oportunizar situações de vivência para a produção científica; estimular a prática de apresentação de trabalho elaborado sob critérios da produção científica; e conhecer as etapas da produção destes trabalhos nas diferentes áreas do conhecimento. 

CURRÍCULO

De acordo com a coordenadora, a organização do currículo escolar no ensino médio precisa privilegiar processos contextualizados e interdisciplinares, de forma a oportunizar formação compatível com as demandas educacionais. 

"Nesse sentido, é fundamental que a escola de educação básica se mobilize na direção de promover processos formativos que deem conta de estimular a compreensão do processo de produção do conhecimento, explorando a perspectiva da problematização, necessidade de métodos próprios para cada área do conhecimento e capacidade analítica para a obtenção de resultados", destaca 

ENIC 


No ano passado, o colégio realizou o 4º. Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio (Enic), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino. "Esse evento recebe alunos do ensino médio de Piracicaba, região e alguns municípios nos quais temos escolas da Rede Metodista, como São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto", relata. Por se tratar de um evento mais amplo, ele é realizado em dois dias. Na programação ocorrem uma conferência de abertura (cada ano com um tema), oficinas e apresentação de trabalhos. 

Nos dois eventos, os alunos apresentam suas pesquisas para bancas de professores do colégio e convidados de instituições como Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e recebem certificado de participação e CD com os trabalhos inscritos. 


Texto: Cristiane Sanches
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 14/06/2012

registrado em: