Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Histórias em quadrinhos são aliadas no aprendizado do português

Histórias em quadrinhos são aliadas no aprendizado do português

Histórias em quadrinhos são aliadas no aprendizado do português

As histórias em quadrinhos, também conhecidas como HQs, podem ser excelentes ferramentas na aprendizagem da  língua portuguesa. Quem garante é o professor de português do Colégio Piracicabano, João André Brandão Crepschi. "Elas (as HQs) constituem um grande gênero discursivo, linguagem em ação, ficção, podendo se converter em ferramenta de ensino, sobretudo por já fazer parte da vida de muitos alunos", afirma. 

Segundo ele, a proposta é "desautomatizar" a leitura, tonando-a menos ingênua e mais atenta ao seu funcionamento e estrutura. "Trabalho HQs com os oitavos anos do ensino fundamental e os primeiros anos do ensino médio", conta o professor.

Crespschi ressalta que nas HQs há uma interessante relação entre linguagem verbal e não-verbal a ser observada. "Os alunos passam, então, a perceber que no campo da linguagem tudo está sempre em relação. Além disto, as HQs, como todo texto, refletem a ideologia do contexto em que foram produzidas e esta análise pode ser bastante surpreendente para os alunos, estimulando-os a olhar para o texto de modo mais atento", diz.

De acordo com o professor, há grande receptividade das HQs em sala de aula por parte dos alunos. "Há os que passam a ter o hábito da leitura graças ao contato com esses textos", conta. 

Texto:  Cristiane Sanches
Fotos: Divulgação e Fábio Mendes
Edição/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 06/08/2012

registrado em: