Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Há 15 anos representantes de classe são eleitos

Há 15 anos representantes de classe são eleitos

Há 15 anos representantes de classe são eleitos

Mais de 800 alunos do 1º. ano do ensino fundamental ao 3º. ano do ensino médio do Colégio Piracicabano elegeram, a dupla de representantes de classe para 2012. "Essa é uma tradição que há mais de 15 anos mobiliza alunos e professores da escola e que faz parte do nosso projeto pedagógico", conta a professora Fátima Suzegan Rosa, coordenadora pedagógica do ensino fundamental.

A escolha dos representantes obedece a um processo. "Primeiramente, as classes realizam uma convenção, onde são escolhidas três duplas que disputarão o cargo, conta. Na duas semanas subsequentes, os alunos são estimulados a debater as propostas dos candidatos e a fazer campanha. "Aproveitamos o momento para discutir com os estudantes a importância do voto, que é um exercício da cidadania, e a debater outras questões relacionadas à política local e até nacional", diz ela.

Três terminais de consulta do colégio se transformaram em "urnas eletrônicas", usadas no dia da eleição. "O processo tradicionalmente envolve mesários; há planilhas com o nome e o RA de cada aluno, que são assinadas na hora de votar. O processo é bem parecido com as eleições que conhecemos no Brasil", destaca Fátima.

A apuração e o resultado aconteceram no mesmo dia da eleição. Os escolhidos tomaram posse e vão participar de reuniões com a equipe diretiva, onde apresentarão as reivindicações, sugestões e reclamações de seu grupo. 


Texto: Cristiane Sanches 
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 28/04/2012

registrado em: