Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grupos de teatro exercitam imaginação e estimulam aprendizado

Grupos de teatro exercitam imaginação e estimulam aprendizado

Grupos de teatro exercitam imaginação e estimulam aprendizado

Promover atividades que, além de garantir o aprendizado contínuo, são capazes de estimular a criatividade, a imaginação e possibilitam superar dificuldades, como o medo de falar em público, compõem as propostas dos três grupos de teatro existentes no Colégio Piracicabano: Contratempo, Catapimba e Cromossomosdoidos. Cada um deles tem 25 alunos, que ensaiam e atuam sob a coordenação do professor Márcio Abegão (foto). A iniciativa vai além dos muros do Piracicabano, pois também podem participar alunos de outras instituições. 

A proposta de oferecer atividades cênicas no projeto educacional do Piracicabano surgiu em 1992, mesmo ano em que nasceu o primeiro grupo, o Contratempo, para os alunos do 9º ano do ensino fundamental 2 até o 3º ano do ensino médio. Nos anos seguintes, nasceram Cromossomosdoidos, de 1994, do qual participam alunos do 6º ao 8º ano do ensino fundamental 2, e o Catapimba, em 2004, para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1. 

De acordo com Abegão, a iniciativa incluiu a promoção de exercícios de imaginação, corpo, voz, interpretação e criação. Para ele, a importância do teatro é a educação. "Por meio dos projetos, promovemos cidadãos humanitários, mais sensíveis em relação à arte", afirma.
Abegão completa também que os grupos de teatro, além de desenvolverem a criatividade e o convívio, tornam os alunos mais interessados pelas atividades que desempenham. "Os estudantes ajudam na montagem de texto e cenário das peças, garantindo, além do aprendizado, a diversão. Isso é uma recompensa para o professor" conta.

CORPO E MENTE
Melhorar a postura e a comunicação em público foram alguns dos progressos alcançados pela aluna Crystal Giulia, 10, do 4º ano e que integra o grupo Catapimba. Segundo ela, o resultado só foi possível a partir dos exercícios aprendidos nas aulas, nas quais aprende a se comportar no palco, além de praticar exercícios de postura, voz e interpretação. "Com as atividades, comecei a falar melhor, me comunicar melhor", conta ela. Já para Sophia Lima Ré, 13, que cursa o 8º ano e é participante do grupo Cromossomosdoidos, os conhecimentos aprendidos no teatro servem para outras áreas. "As aulas ajudam também as outras disciplinas, já que exigem criatividade e raciocínio, e colaboram com matérias de elaboração de texto e de artes em geral", destaca. 

A aluna Isadora Corder, 18, do 3º ano do ensino médio e participante do grupo Contratempo conta que após as aulas, começou a falar mais e o relacionamento com os colegas mudou. "Melhorei muito depois do teatro, não só no convívio. Com as apresentações dos trabalhos, me sinto mais segura para apresentar as peças e falar para o público" afirma. 

COMO PARTICIPAR
Para os estudantes interessados em participar da experiência, basta ficar atento às datas da aula experimental de teatro, promovida sempre no início do ano letivo. Após essa aula, os que quiserem ingressar dos grupos, devem apresentar na secretaria do Colégio: cópia do CPF e do RG (se não tiver, os do responsável), além de cópia do comprovante de residência, certidão de nascimento e de duas fotos 3x4. O valor da mensalidade é R$ 38. Para os alunos do Piracicabano, o valor pode ser incluído na mensalidade. Para não alunos, é emitido boleto bancário.

Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 12/12/2011

registrado em: