Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Grupo Contratempo é destaque em dois festivais paulistas

Grupo Contratempo é destaque em dois festivais paulistas

Grupo Contratempo é destaque em dois festivais paulistas

A peça Como Andar sem Poesia?, apresentada pelo grupo de Teatro Contratempo, recebeu, no início de outubro, duas indicações e ganhou destaques em dramaturgia e direção. As indicações para Melhor Direção e Melhor Espetáculo Adulto aconteceram durante o 8º Festival Estudantil de Teatro da Universidade Sagrado Coração (Fetusc-Bauru). Os destaques vieram do Festival Fundação das Artes de Teatro Estudantil 2014  (São Caetano do Sul).

"Estas participações foram bastante positivas, além de uma experiência incrível de troca entre outros grupos e pessoas. A viagem e a convivência entre os membros do Contratempo se fortaleceram muito nestes momentos quanto ao companheirismo e o espírito de equipe", conta o diretor do grupo e professor de teatro do Pira, Márcio Abegão

OPINIÃO

Larissa Furlani Blanco, 15, 1°A, integrante do Contratempo classifica a experiência nos últimos festivais como única. "Sair um pouco da rotina e experimentar algo novo é muito bom", diz a aluna, declarando que o aprendizado do teatro é refletido em sua vida. "No palco, lidamos com pessoas e situações nas quais surge o improviso. Às vezes, incorremos no erro e em outras tudo dá certo, assim como na vida."

A colega de grupo de Larissa, Júlia Leite Cassa, 15, 1º B, conta que a participação nos festivais proporciona a experiência de apresentação fora da área de conforto. "Enfrentamos esse desafio de adaptar todo o contexto da peça para um novo lugar em pouco tempo. E os destaques e as indicações deram um gostinho a mais para o que já foi ótimo para todos do grupo", diz a aluna que conta sentir uma enorme realização no palco.

"Aprendi com o teatro a ser mais solta em público e me expressar com clareza. Mas, principalmente, a trabalhar em grupo, esquecendo o egoísmo."

A oportunidade de ouvir opiniões diversas sobre o espetáculo do Contratempo e a convivência amistosa no grupo estão entre os comentários da aluna Flora Maria Rabioglio Cotrim, 15, 1º A, também integrante da trupe. "Teatro é arte, poesia, e ter um tempinho na minha semana reservado pra ter contato com isso é um privilégio", afirma Flora.

HISTÓRICO

Atualmente dirigido por Abegão, o Contratempo teve início em 1992 com os projetos de teatro do colégio, orientados pela professora e atriz Simone Cintra. "As oficinas teatrais possuem um trabalho voltado para a formação dos alunos e atores por meio de exercícios de imaginação, corpo, voz, interpretação e criação dos espetáculos. Estas oficinas proporcionaram a montagem de uma série de espetáculos e esquetes, entre autorais e de criação coletiva", diz o diretor e professor, que assumiu o Contratempo em 2001.

Em 2003, o grupo participou do Festival Estudantil Sesi, no teatro de Sorocaba, quando recebeu alguns prêmios, e, em 2010, novamente no mesmo evento, conquistou a categoria de Melhor Espetáculo com a peça Tudo o que Não Invento é Falso. No mesmo período, a montagem de teatro foi premiada como a Melhor Espetáculo de Teatro Educação no Fetusc. Confira os integrantes do Contratempo/Colégio Piracicabano:

Ana Beatriz Motta - 2ºA EM
Ana Terra - 1ºB EM
André Bortoletto - 2ºB EM
Carolina Palanch - 1ºB EM
Flora Cotrim - 1ºA EM
Giovana Casagrande - 2ºB EM
Júlia Cassa - 1ºB EM
Larissa Blanco - 1ºA EM
Leani Ferreira - 2ºB EM
Maria Clara Moura - 2ºB EM
Maria Eduarda Gallo - 9ºA EFII
Nathalia Colletti - 9ºA EFII
Sofia Etchegaray - 2ºB EM
Sofia Gorga - 2ºA EM


Texto:
Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes/divulgação
Edição e coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 06/11/2014

 

 

 

 

 

registrado em: