Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Futsal no Colégio Piracicabano é preparatório para a vida

Futsal no Colégio Piracicabano é preparatório para a vida

Futsal no Colégio Piracicabano é preparatório para a vida

A prática do futsal no Colégio Piracicabano tem como foco desenvolver habilidades motoras e promover a sociabilização. O professor de educação física do Colégio, José Colletti, é quem coordena o projeto de futsal dentro da escola com um know-how de excelência – ele é formado em educação física (Unimep) e tem especializações em educação física escolar (Unicamp), pedagogia do movimento (Unimep), pedagogia do esporte escolar (Unicamp) e é mestre em educação (Unimep).

O futsal é um esporte que auxilia a criança a desenvolver as habilidades motoras fundamentais, como correr, saltar, girar, chutar, esquivar-se, entre outras. “São habilidades necessárias para uma vida ativa e garantia maior autonomia”, comenta Colletti.

Além de treinar movimentos básicos, o futsal treina resistência aeróbia e anaeróbia, força e velocidade, capacidade cardiovascular, potência muscular e a densidade óssea especialmente dos membros inferiores, bem como estimula a velocidade de reação, funções orgânicas importantes para uma vida com qualidade.

O professor especialista destaca que o jogo é um espaço rico para a sociabilização, de crianças ou adolescentes, na medida em que promove a aproximação de um grupo variado de pessoas com motivações comuns. “Também é um espaço privilegiado para o desenvolvimento emocional, pois gera momentos de alegria, tristeza, tensão, medo, conflitos, realização e interdição de objetivos, e vários outros.”

Colletti observa que o maior benefício do projeto de futsal para o aluno é a preocupação com a formação humana. “As múltiplas vivências que o esporte oferece vão se transformando em instrumento de reconhecimento da convivência com o outro, com a sociedade e suas alegrias e contradições”, finaliza o professor.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 05/07/2016