Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do ensino médio participam de orientação vocacional

Estudantes do ensino médio participam de orientação vocacional

Estudantes do ensino médio participam de orientação vocacional
Os terceiros anos do ensino médio do Colégio Piracicabano terão à disposição um projeto de Orientação Vocacional. A iniciativa do tema foi desenvolvida pelo curso de graduação de psicologia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Acompanham o projeto no Pira a orientadora educacional dos ensinos fundamental 2 e médio do Colégio, Lúcia Cristina Piacentini Gomes da Silva, e a coordenadora de estágios do curso de psicologia da Unimep e doutora em orientação vocacional, Theresa Beatriz Figueiredo Santos (foto).

Com encontros sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 15h, na sala de  artes do Colégio, os temas da orientação serão tratados em até 20 encontros. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes e estagiários do curso de psicologia juntamente com os alunos do ensino médio do Piracicabano, e também recebeu a contribuição de outras escolas da cidade.

"Não existe uma carga horária fechada para o desenvolvimento do processo como um todo. Depende do tamanho do grupo, das características dos membros e do nível de dúvidas que os participantes tenham em relação às escolhas."

O formato do projeto não se encaixa nos moldes de palestras e nem de curso, conta a coordenadora de psicologia da Unimep. "Se trata de um processo que leva os alunos a refletirem sobre seus valores, motivações, interesses, características pessoais, experiências acadêmicas, assim como também sobre práticas profissionais e mercado de trabalho. É a inter-relação destes aspectos que dão condição ao jovem de escolher uma profissão de forma consciente, clara e objetiva", destaca Theresa.

Ainda conforme a coordenadora Theresa, os encontros são planejados semanalmente, utilizando técnicas grupais para que a reflexão pessoal e o debate no grupo possam ocorrer. A docente ressalta que o andamento da orientação é um processo evolutivo, com cada membro do grupo acumulando análises e informações profissionais que os levam a um amadurecimento pessoal para a escolha.

As ferramentas usadas são atividades, jogos e debates para refletir sobre a carreira profissional. "Espera-se que este processo evolutivo e cumulativo lhes
dêem condições objetivas e claras para uma escolha consciente."

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio H. Mendes
Edição e coordenação: Celiana Perina
Data: 28/04/2015
 
registrado em: