Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Especialista fala a alunos sobre segurança na internet

Especialista fala a alunos sobre segurança na internet

Especialista fala a alunos sobre segurança na internet

Alunos do 4º. ano do ensino fundamental ao 3º. ano do ensino médio do Colégio Piracicabano tiveram uma verdadeira aula sobre como usar a internet de forma ética e segura. Na última segunda-feira, 20, eles assistiram a palestra Ética no Uso das Mídias Sociais, proferida por André Quintão, especialista em redes de computadores, fundador e consultor da Atma Tecnologia, em Brasília, e idealizador do projeto Web Segura (websegura.blog.br). A realização foi do Serviço de Orientação Educacional (SOE) e da Pastoral Escolar.

Autor do livro Pai Real no Mundo Virtual, Quintão fez um breve histórico sobre o surgimento da internet no mundo e no Brasil, onde ela começou a se popularizar a partir dos anos 90. Ele lembrou que 30% dos internautas têm entre dois e 17 anos e passam, em média, 42 horas por mês navegando pela internet. Esses acessos ocorrem, majoritariamente, dentro de casa.

Diante da magnitude desses números, o especialista diz que é preciso usar da prevenção para evitar problemas e ´dores de cabeça´. Ele lembrou às crianças e adolescentes que as regras do mundo real valem para o virtual, inclusive as de etiqueta e boa educação.

"As gerações mais jovens têm grande habilidade para lidar com a internet e as mídias sociais. Os professores mais velhos têm muito a ensinar. Pode nascer daí uma troca muito produtiva em sala de aula. Um aprende com o outro", destacou.

Quintão enfatizou a necessidade de cuidar da segurança do computador; compartilhar senhas apenas com os pais, que devem acompanhar as ações dos filhos na rede; tomar cuidado com o que se escreve na internet, já que se trata de um espaço público; e tomar cuidado com a abordagem de pessoas estranhas "É muito mais difícil saber quando alguém está mentindo pra gente na internet", comentou.

Segundo o especialista, há uma ´regra de ouro´ a ser seguida pelos internautas. "Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem para você", ressaltou.

Ele também falou do uso responsável da rede social Facebook que, recentemente, aboliu a idade mínima de 13 anos para seus integrantes. "Cuidado com as fotos que você coloca na rede. Ela pode ser modificada por outra pessoa", alertou.

BULLYING


Assunto sempre em pauta nos meios educacionais, André Quintão falou sobre bullying e cyberbullying. Neste último caso, há pessoas que fazem perfis falsos e começam a atacar os "alvos" escolhidos. "Não devemos permitir que isso aconteça com a gente. Se alguém fizer algo que o desagrade, diga a essa pessoa como se sente. Se o problema persistir, conte aos professores e, se mesmo assim continuar, fale com seus pais", aconselhou.

A pedofilia também foi abordada durante a exposição, quando o palestrante exibiu um vídeo mostrando como um adulto pode induzir uma criança a revelar informações de sua vida.

Ao falar da importância da palestra para a comunidade estudantil do colégio, a pastora titular do IEP (Instituto Educacional Piracicabano), Márcia Célia Pereira, lembrou da presença permanente das mídias sociais na vida moderna e disse considerar importante que os alunos saibam como fazer o melhor uso desses dispositivos. "Trata-se de um trabalho de prevenção, para que o mal não aconteça", salientou.


Texto: Cristiane Sanches
Fotos: Colégio Piracicabano
Coordenação/edição de texto: Celiana Perina
Última atualização: 23/10/2014

registrado em: