Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ensino médio é momento para escolher a carreira

Ensino médio é momento para escolher a carreira

Ensino médio é momento para escolher a carreira

Os alunos do ensino médio já podem e devem pensar na carreira profissional que mais se encaixam ao seu perfil. O estudante não deve deixar a decisão para o último ano, pois é neste período que a tensão e as dúvidas aumentam, alerta o professor de filosofia do colégio, Taitson Alberto Leal dos Santos.

Para que os alunos possam encontrar suas afinidades com os cursos superiores e futuras carreiras, alguns sites especializados, como o Guia do Estudante trazem informações interessantes, tira dúvidas e curiosidades.

Taitson destaca que há ainda diversos canais no Youtube sobre orientação vocacional e profissional. É também recomenda que o estudante pesquise sobre profissões e ocupações. Uma das indicações do professor do Pira é http://www.opee.com.br/prof-guia.aspx

Um teste vocacional, além de pesquisas sobre o curso e a universidade que pretende prestar, são indispensáveis. O professor alerta sobre dois pontos: em primeiro lugar ter consciência da grande área de maior interesse: se é humanas, exatas ou saúde; e, em segundo, ter clara as disciplinas que tem mais interesse, o que pode não ser, necessariamente, as que tem mais facilidade. "Com tais ideias em mente, o estudante tem mais segurança quanto às suas escolhas."

O Colégio Piracicabano, por meio do projeto Informação e Ação vem, desde  2013, trabalhando no sentido de nortear e focar os alunos do ensino médio sobre vestibulares e cursos que os levarão a ingressarem em suas possíveis profissões.

"Nosso objetivo tem sido firmar parcerias com outras instituições, feiras de cursos universitários e divulgações sobre vestibulares e Enem", informa Santos.

Dicas de sites


- Guia do Estudante
- UOL Vestibular 
- Canal Vestibulando Digital
- Mundo Vestibular
- Enem http://enem2014.net/  e http://www.mandebemnoenem.com/

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Banco de imagens
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 10/06/2014

registrado em: