Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Disciplina sobre trabalho científico traz dicas de como falar em público

Disciplina sobre trabalho científico traz dicas de como falar em público

Disciplina sobre trabalho científico traz dicas de como falar em público

O Colégio Piracicabano sempre teve a preocupação de orientar seus alunos em relação à expressão verbal nos momentos de apresentação de trabalhos escolares. Um dos instrumentos para isso é a disciplina Introdução ao Trabalho Científico (ITC), que faz parte da grade do ensino médio.

"Além de trabalhar as regras de elaboração de trabalhos científicos - projetos de pesquisa, resenhas e arquivos -, a confecção de slides e pôsteres, a instituição traz em seu programa de ensino a preocupação com a comunicação oral, que envolve questões como tom de voz, vícios de linguagem, postura, orientação sobre o uso de boné, entre outros", conta a coordenadora pedagógica Joselene Rodrigues da Silva.

A finalização dos trabalhos da ITC ocorre durante a Jornada de Iniciação Científica (Joinci), na qual os alunos apresentam o trabalho em grupo para uma banca de professores. Durante a apresentação são avaliados vários quesitos: qualidade do trabalho, recursos utilizados na apresentação, oralidade e importância do tema. Antes, em sala de aula, eles simulam a apresentação para os responsáveis pela disciplina.
 
"No início, alguns alunos, pela insegurança, que é natural, trazem um papel com as anotações e depois se soltam, observando os próprios colegas", conta Joselene.


Texto: Ronaldo Victória
Fotos: Fábio Mendes
Coordenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 25/06/2012

registrado em: