Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Deus e homem são temas de palestra aos alunos do ensino fundamental 2

Deus e homem são temas de palestra aos alunos do ensino fundamental 2

Deus e homem são temas de palestra aos alunos do ensino fundamental 2

O controverso caminhar da ciência e religião foi tema de palestra realizada no Colégio Piracicabano em junho. A discussão já é trabalhada pela professora de ensino religioso, Estefânia Mariana Pelfort, e ganhou um incentivador do tema em sala de aula: o futuro cientista Matheus Januário Moreira, 12, aluno do 7º ano do Pira. 

Interessado pelo tema, Matheus conta que começou a se perguntar sobre a inimizade entre as religiões. "Basicamente, estava assistindo a novela Carrossel e, dois personagens, um católico e outra judia, falavam em casarem-se, mas tinham diferenças religiosas. Comecei a pensar se as religiões são inimigas", conta o estudante. 

Na mesma linha das personagens, e com foco em ser cientista para inovar na área de ciência astronômica, Matheus colocou a questão de inimizade no âmbito da ciência e religião. 

Entendimento - Para contribuir com a discussão e incentivar entendimentos a respeito do assunto entre os alunos, a professora Estefânia fez o convite para ao professor Pedro Luiz Rosalen para que fosse palestrante sobre o tema. Rosalen destacou que a ciência é uma tentativa de entendimento da humanidade sobre o Universo de Deus. "A Bíblia é cheia de simbolismos que explicam a vida. O osso que foi tirado de Adão para criar Eva era, à época, uma forma plausível de explicar o assunto célula-tronco para a sociedade, conhecimento que só chegou para o homem há 60 anos." 

O palestrante ilustrou com a vida contemporânea e a ciência várias passagens da Bíblia e destacou importantes e renomados cientistas: Johannes Kepler, Isaac Newton, Gregor Mendel e Francis Sellers Collins, e suas relações com a religião.

Formação - Pedro Rosalen é formado em farmácia pela USP (Universidade de São Paulo), doutor em odontologia na área de farmacologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e consultor de agências brasileiras e internacional.

Legenda foto
: O professor Pedro Rosalen posa para a foto junto ao aluno Matheus Moreira.


Texto: Cristiane Bonin 
Fotos: divulgação
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 05/08/2013

registrado em: