Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Tem início celebração de 138 anos do Colégio Piracicabano

Tem início celebração de 138 anos do Colégio Piracicabano

Tem início celebração de 138 anos do Colégio Piracicabano

Teve início nessa sexta-feira, dia 5, a celebração de 138 anos do Colégio Piracicabano, a serem completados no dia próximo dia 13 de setembro (sexta-feira).

Nesse ano, a iniciativa tem como tema “Cultivando Relacionamentos” e a programação especial irá reunir alunos, docentes e colaboradores em distintas atividades, a serem realizadas até o dia 14 de setembro. 

A programação especial teve início com a abertura nessa sexta-feira, dia 5, da exposição “Cuidando da Criação de Deus”, realizada pelos alunos do Colégio. A mostra reúne trabalhos apresentados em distintas formas e cores,  técnicas e suportes, no Centro Cultural Martha Watts. As produções foram desenvolvidas a partir de reflexões e estudos sobre o tema da reciclagem e o cuidado com a natureza,

No dia 9, das 7h às 12h45, ocorre a Gincana Esportiva, tradicional evento da escola com a participação de alunos do ensino fundamental 2 e médio. A atividade ocorre no Complexo Esportivo (bloco 11) do campus Taquaral. A abertura da Gincana será promovida também no dia 9, a partir das 19h30, no Salão Nobre do Colégio Piracicabano.

As atividades prosseguem no dia 10, com a realização de nova etapa do Projeto Solidariedade, que terá visita às instituições parceiras, das 7h às 12h45. Nessa data, os estudantes visitam o Lar dos Velhinhos de Piracicaba. 

Já no dia 12, será realizada mais uma etapa da Gincana Cultural, com alunos do ensino fundamental 2 e médio, das 7h às 12h45, no Salão Nobre. Na mesma data, ocorre a celebração de aniversário do Colégio, com a presença de estudantes da educação infantil e ensino fundamental 1 (nível 4, nível 5B, 1º ano A, 2º ano A, 3º ano A, 4º anos A e B e 5º ano A). O evento ocorre a partir das 17h30, no Salão Nobre.

A Gincana Cultural terá novas apresentações no dia 13, das 7h às 12h45, no Salão Nobre. Na mesma data, 13, será realizada a celebração de aniversário do Colégio para os alunos da educação infantil e ensino fundamental 1 (nível 3, nível 5A, 1º ano B, 2º anos B e C, 3º ano B, 4º ano C e 5º anos B e C).

 

Um dos principais destaques é a 3ª Festa Cultural, que ocorre no dia 14 de setembro, das 11h às 17h, no complexo poliesportivo (bloco 11) do campus Taquaral da Unimep (rodovia do Açúcar, km 156, Piracicaba) e encerra as festividades. A atividade é organizada por representantes da Escolar, Equipe Diretiva, professores, funcionários e Comissões de Formatura. A festa cultural fará homenagem à cultura da região Sul do Brasil com apresentações de arte, música, danças, esportes e comercialização de comidas e bebidas típicas dessa região em prol da comissão de formatura. Ao longo da semana também será promovida a celebração com encenação, com a participação de estudantes do ensino fundamental 1 e infantil. Uma das novidades desse ano é a celebração será aberta às famílias dos alunos.

TEMA – A pastora Márcia Célia Pereira, coordenadora da Pastoral Escolar e pastora da Igreja Metodista, conta que a cada quinquênio, o tema que norteará as comunidades na missão é definido no Concílio Geral. “Entendemos que uma forma de buscar a unidade é cultivando os relacionamentos. Cultivar é cuidar minuciosamente a cada dia. O texto que nos norteará está em Atos 2,44. 2, que afirma que “os que criam, acreditavam, mantinham-se unidos e tinham tudo em comum”. É isso o que vivenciamos nesses 138 anos: famílias que acreditam em nosso projeto pedagógico, na tradição, nos valores contidos em nossa confessionalidade e em nosso jeito de aprender outra língua. Essas famílias se mantêm firmes na caminhada, nos momentos bons e também nos de fragilidades”, afirma ela. 

HISTÓRIA – O Colégio Piracicabano faz parte de uma tradição em educação, iniciada pelo reverendo John Wesley, na Inglaterra, em 1748. Desde essa data foram criadas escolas metodistas pelo mundo, sendo a primeira no Brasil: em 1881, o Colégio Piracicabano, fundado pela missionária Martha Watts. A rede de escolas metodistas espalhadas hoje pelo país e pelo mundo possibilita intercâmbio riquíssimo e permanente de aprendizagens, atualizações e aperfeiçoamentos, o que permite ao Colégio Piracicabano ter os pés firmados na realidade local e, ao mesmo tempo, estar em contato com instituições irmãs no Brasil e no mundo.

“A história do Piracicabano é muito linda e ressignificou a educação particular, pois teve início e foi escrita com a história da cidade, atravessando  momentos políticos e sociais, firmando o seu DNA missionário e humanista, com pensamento crítico e evangelizador, trazendo através dos evangelhos do mestre Jesus Cristo, a transformação integral do ser humano, através da educação. Para a instituição metodista, ela é a pioneira e mantém pilares firmes e comprometimento com a comunidade atualizado, buscando inovar sem perder a sua tradição”, afirma a pastora Márcia.

Para ela, os principais desafios para os próximos ano são: manter-se em fidelidade com uma educação de qualidade, com a confessionalidade e a sua tradição, inovando sem perder a essência. 

 

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Foto: acervo Colégio Piracicabano
Última atualização: 05/09/2019