Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de música desenvolvem habilidades, como concentração e percepção

Aulas de música desenvolvem habilidades, como concentração e percepção

Aulas de música desenvolvem habilidades, como  concentração e percepção

Há uma frase atribuída ao escritor Fernando Sabino que diz: "A música é o silêncio em movimento". Uma coisa é certa: é praticamente impossível viver sem música e, no Colégio Piracicabano, ela é parte fundamental da grade curricular dos alunos desde o ensino infantil. 

"A música faz parte do currículo porque ela é trabalhada como área do conhecimento", diz Sheila Mattos Hussar (foto), professora de música e ensino religioso da instituição. Além disso, segundo ela, o estudo da música desenvolve habilidades como a atenção, a concentração, a percepção auditiva, o senso de ritmo e a área sócio-afetiva.

No Colégio Piracicabano, alunos do infantil ao 7º. ano do ensino fundamental 2 aprendem, ao longo do tempo, história da música, leitura e escrita (formal e informal), além da apreciação musical. "A partir do 2º. ano do ensino fundamental, os estudantes começam a estudar flauta-doce e já são introduzidos na leitura e na escrita da música", salienta Daniel Carmona, também professor de música do colégio. 

"Nosso objetivo é oferecer um conhecimento abrangente de música enquanto linguagem histórica e socialmente construída", enfatiza Sheila.

Além das aulas estabelecidas na grade curricular, o Colégio Piracicabano oferece o ensino de flauta-doce, flauta transversal, violão e coral por meio dos projetos.


Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 02/04/2012

registrado em: