Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula de química transforma alunos em peritos

Aula de química transforma alunos em peritos

Aula de química transforma alunos em peritos
Alunos do ensino médio se transformaram em "peritos criminais" durante aulas práticas da disciplina de química no Colégio Piracicabano. O estudo diferenciado conquistou os estudantes, que atuaram desvendando uma cena fictícia – no formato de séries norte-americanas, como CSI Investigação Criminal. Promovida pelo professor Cleiton dos Santos Mattos, foi possível estudar diversos conteúdos: oxirredução, ácidos e bases, composição química, solubilidade, densidade, tensão superficial, sublimação, ligações interatômicas e intermoleculares e reações de complexação.

Rebeca Zilli, 16, aluna do 2o ano B, avalia como excelentes as aulas práticas por proporcionar a aplicação de conteúdos didáticos num cotidiano. “Isso aprimora nossa compreensão, pois pudemos entender um pouco mais como a química está envolvida na solução de crimes e afins.”

Para Rebeca, a cena simulada do crime chamou atenção dos estudantes quanto sua elaboração. “Coletamos provas e as examinamos para chegar ao real autor do crime. Além disso, teve destaque o fato do nome dos suspeitos e, inclusive, o da vítima estar relacionados a elementos da tabela periódica. De forma geral foi muito interessante poder colocar em prática conceitos vistos anteriormente de forma a relacionar a química com situações reais”, finaliza a estudante do Piracicabano.

Texto:
Fotos: Fábio Mendes
Edição e Coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 28/12/2015
registrado em: