As Boas Notícias da Páscoa

Lucas 24: 1-12 

“No primeiro dia da semana, de manhã bem cedo, as mulheres tomaram as especiarias aromáticas que haviam preparado e foram ao sepulcro. Encontraram removida a pedra do sepulcro, mas, quando entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Ficaram perplexas, sem saber o que fazer. De repente dois homens com roupas que brilhavam como a luz do sol colocaram-se ao lado delas.

Amedrontadas, as mulheres baixaram o rosto para o chão, e os homens lhes disseram: “Por que vocês estão procurando entre os mortos Aquele que vive? Ele não está aqui! Ressuscitou! Lembrem-se do que Ele lhes disse, quando ainda estava com vocês na Galiléia:

Então, se lembraram das palavras de Jesus. ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, seja crucificado e ressuscite no terceiro dia’ “.

Quando voltaram do sepulcro, elas contaram todas estas coisas aos Onze e a todos os outros.

As que contaram estas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. Mas eles não acreditaram nas mulheres; as palavras delas lhes pareciam loucura.

Pedro, todavia, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixando-se, viu as faixas de linho e mais nada; afastou-se, e voltou admirado com o que acontecera”.

Que notícia boa! Imagine que alguém que você ama está muito mal. Foi internado às pressas. Toca o celular, você sabe que é do hospital. A pessoa do outro lado de repente lhe diz que aquela pessoa que estava morrendo, melhorou, saiu do coma, está reagindo a cura… “Que notícia boa! Ufa! ”.

Como é bom ouvir boas notícias! Pare e pense por um instante. Qual seria a melhor notícia que você poderia ouvir nesta manhã?

Nenhuma, por melhor que seja, se compara à melhor de todas as notícias que nós já recebemos: Jesus Cristo ressuscitou! Ele está vivo! A morte foi engolida na vitória (1Co 15.54-55).

As boas notícias da Páscoa foram anunciadas, pela primeira vez, por um anjo enviado por Deus; e neste momento, meu desejo é levá-los de volta à manhã do primeiro domingo de Páscoa para juntos/as ouvirmos essa boa notícia.

Conta o texto no Ev. Lucas que, na madrugada do primeiro dia da semana, três dias após a crucificação e o sepultamento de Jesus, algumas das mulheres que haviam crido nele e disposto suas vidas para segui-lo, foram visitar o túmulo.

Elas traziam consigo algumas especiarias e esperavam encontrar o corpo frio de Cristo ainda deitado no interior de um túmulo bloqueado por uma enorme pedra e muito bem guardado por soldados romanos. Quando chegaram ao sepulcro, no entanto, foram tomadas por uma enorme e grata surpresa. Em vez de encontrarem o corpo morto de Jesus, ouviram a notícia pelo anjo que ali estava, como que esperando por elas, a notícia que sacudiu seus corações: “Ele não está aqui! Ressuscitou, como tinha dito que aconteceria. Venham, vejam onde seu corpo estava. ”.

Que notícia boa! Mas, tem mais… O que mais aquelas mulheres ouviram na manhã do primeiro domingo de Páscoa? O que elas ouviram ainda são boas notícias para nós…. Aquelas mulheres ouviram palavras de conforto e um convite:

1. O conforto das boas notícias da Páscoa.

A ressurreição de Jesus promove calmacoragem confiança, aos corações dos que creem.

  • Calma porque sabemos que os tremores da vida, os terremotos dos problemas, as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados de acordo com seus propósitos;
  • Coragem porque nem a morte nem a vida, nada ou coisa alguma, é capaz de nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus;
  • Confiança porque temos certeza de que a palavra de Deus nunca voltará vazia, tudo o que ele diz é confiável, tudo o que ele promete se cumprirá.

As boas notícias da Páscoa, a ressurreição de Jesus traz conforto, pois acalma, encoraja e fortalece a fé.

2. O convite das boas notícias da Páscoa

Há dois convites feitos pelo anjo que ainda hoje se estendem a todas as pessoas. Diante da ressurreição de Jesus, o anjo convida, dizendo: examine experimente:

Venham [examinem], vejam [experimentem]onde seu corpo estava.

A ressurreição de Jesus é um convite para que se prove e veja que o Senhor é bom. O mesmo poder que arrancou Jesus do túmulo e o trouxe da morte para a vida, está à disposição de todos para salvar, santificar e sustentar.

A boa notícia da Páscoa é que Jesus ressuscitou! E Ele não nos abandonou, mas, está preparando um lugar maravilhoso para juntos/as ficarmos.

Essa é a melhor notícia que nós poderíamos ouvir, em qualquer época, em qualquer momento, em qualquer circunstância. Conforte-se com a mensagem. Aceite o convite (examine e experimente).

No final do texto do evangelista Lucas, ele diz que “As mulheres saíram apressadas do túmulo e, assustadas, mas cheias de alegria, correram para transmitir aos discípulos a mensagem do anjo.

Em um mundo com tantas notícias ruins, tantas fakes news, precisamos ser aqueles /as que levam a boa notícia de esperança e vida.  Jesus ressuscitou. Feliz Páscoa!

Pastora Márcia Célia Pereira
Pastoral Escolar e Universitária do IEP

acompanhe online