Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos realizam teste de proficiência em inglês

Alunos realizam teste de proficiência em inglês

Alunos realizam teste de proficiência em inglês

Estudantes do 5º ano do ensino fundamental 1, alunos do 7º e do 9º ano do ensino fundamental 2 e do 2º ano do ensino médio começam o mês de setembro testando os conhecimentos adquiridos em língua inglesa no Colégio Piracicabano, instituição de ensino bilíngue há mais de dez anos. O Toefl (Test of English as a Foreign Language) será aplicado entre os dias 1º e 5 deste mês para aproximadamente 300 alunos.

Segundo a professora de inglês e assessora dos alunos internacionais do Colégio, Marcia Eliandra Godoi Bottene, o objetivo da instituição é proporcionar ao aluno uma certificação internacional do nível de proficiência na língua inglesa. “Isso auxilia no acompanhamento do desenvolvimento de cada estudante nas suas diferentes etapas do teste, bem como o ensino bilíngue do Colégio como um todo. É um parâmetro de qualidade e dos avanços em relação aos objetivos de conhecimento propostos para cada segmento de ensino”, afirma.

De acordo com o cronograma, para os estudantes de 9º ano do fundamental 2 e 2º ano do ensino médio, o teste é o Toefl Junior. Já os estudantes do 7º ano farão o Toefl Primary Step 2, enquanto que os estudantes do 5º ano do fundamental farão o Toefl Primary Step 1. “Além dos exames mencionados, este ano teremos quatro estudantes fazendo o teste IPT (direcionado a pessoas com mais de 17 anos), pois já gabaritaram o Toefl Junior há dois anos”, destaca Márcia. As aplicações acontecem nos horários regulares das aulas. Todos os testes são de múltipla escolha e envolvem questões para leitura e interpretação, além de interpretação auditiva.

A professora Márcia faz as recomendações para quem vai passar pelo teste: “Para qualquer avaliação, é importante manter a calma, estar descansado e concentrado, pois como diferentes habilidades linguísticas são avaliadas (interpretação de texto em áudio; uso de vocabulário; gramática e interpretação de imagens e texto), atenção e concentração auxiliam muito para apresentar bom desempenho nas provas”.

A Self Idiomas de Piracicaba, centro distribuidor dos certificados do Toefl para 57 cidades da região, é a instituição que fornece os testes para o Colégio Piracicabano. “Além disso, a Self realiza a supervisão externa da aplicação das provas que, depois de feitas, são lacradas e enviadas para o nosso centro de correção, que fica em Osasco”, conta Daniela Boaretto, diretora da Self.

Segundo ela, a correção é feita em até 15 dias e os certificados serão enviados ao colégio no prazo de um mês.

           

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Coordenação: Celiana Perina
Fotos: banco de imagens
Última atualização: 04/09/2017