Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos dos 7ºs anos do fundamental visitam fazenda de café

Alunos dos 7ºs anos do fundamental visitam fazenda de café

Alunos dos 7ºs anos do fundamental visitam fazenda de café
Um projeto de estudo, elaborado a partir das aulas de geografia e história, levou os alunos dos 7ºs anos do ensino fundamental à fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí (SP). A visita aconteceu no último dia 8 e foi acompanhada pelas professoras Thaís Gonsales Soares (história) e Maria Eliete Corrêa Barbosa (geografia).

Ligada ao setor cafeeiro no passado, o espaço foi desativado em 1980, mas ainda é cenário pedagógico pois remete ao importante período da história do Brasil.  Na fazenda, os estudantes puderam ouvir sobre a importância da economia cafeeira para o desenvolvimento do país e região; a vida dos escravos nas fazendas e o processo de abolição; identificar as causas da vinda dos imigrantes; visitar o Museu da Casa do Café; entender a importância do transporte ferroviário para a época. Também aconteceu um passeio de trem a vapor, conhecido por Maria Fumaça. Desde 1996, a atividade, chamada de Estudo de Meio, permite assimilação facilitada das atividades curriculares a partir da integração com o campo.

"Os alunos puderam se aproximar do contexto já estudado na disciplina de geografia e que será explorado ainda na disciplina de história", conta a professora Thais.

O estudante do 7ºA, Murilo Pessoa Marcelino, 12, foi à fazenda e conta que viu muitas curiosidades. "O que mais me impressionou foi o lugar onde os escravos viviam, um espaço grande, com teto baixo", diz Murilo.


Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização: 26/08/2014

registrado em: