Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Trabalhos de alunos são selecionados no Salãozinho de Humor

Trabalhos de alunos são selecionados no Salãozinho de Humor

Trabalhos de alunos são selecionados no Salãozinho de Humor

Dezesseis alunos do Colégio Piracicabano tiveram seus trabalhos artísticos selecionados para o 14º Salãozinho de Humor (consulte abaixo a lista dos estudantes). A exposição ocorre simultaneamente ao Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no Engenho Central, aberto à visitação gratuita até 8 de outubro.

O evento é um dos maiores do mundo no seu segmento e é aberto a participação de estudantes das redes pública e privada, com idade entre sete e 14 anos. A exposição apresenta desenhos inéditos e de autoria própria nas categorias cartum, charge, caricatura e histórias em quadrinhos.

O professor de arte do fundamental 1 do Piracicabano, Flávio Camargo, conta que introduziu a linguagem do humor nas aulas para os alunos dos 4ºs e 5ºs anos. Segundo ele, com a história em quadrinhos, os estudantes aprenderam sobre os diálogos em balões, onomatopeias e enquadramentos, e, com a caricatura, a observação dos traços marcantes das pessoas. As etapas da produção foram o estudo a lápis e a repetição do trabalho com lápis de cor e caneta.

“A possibilidade da participação no Salãozinho estimula o aluno a dedicar-se e a exercer protagonismo na comunidade, que será de grande valia na vida estudantil e profissional futura da criança, principalmente das que conseguiram a seleção pelo júri. Parabéns a essas crianças e a todas que se empenharam”, afirma o professor Flávio.

Já os estudantes do ensino fundamental 2 iniciaram o conhecimento sobre a arte com humor, por meio de estudo da história do Salão Internacional e das categorias na linguagem. “Em aula de pesquisa sobre os temas da atualidade, do país e do mundo, foram desenvolvidas as ideias para elaboração dos trabalhos. Este trabalho foi fundamental para que eles pudessem descobrir quantos assuntos existem além dos temas tradicionalmente abordados pela mídia”, afirma o professor Rodrigo Gomes, que desenvolveu as técnicas de desenho e pintura (grafite, lápis de cor, giz de cera e canetas hidrográficas). 

Confira a relação dos alunos selecionados:

- Ensino fundamental 1 – Categoria de sete a 10 anos:

Bianca Tremocoldi Tabai: 10 anos – 5º ano B
Helena Maranho Martins: 10 anos – 5º ano A
Luisa Tosatto Merce: 10 anos – 5º ano C
Victor Brunelli Martins de Barros: nove anos – 4º ano B
 

- Ensino fundamental 2 – Categoria 11 a 14 anos:

Amanda Amaral Malosá: 13 anos – 8º ano B
Gabriel A. M. de Oliveira: 14 anos – 8º ano B
Henrique G. Monteiro: 11 anos – 7º ano A
Ian Salmar Negreiros e Taveira: 12 anos – 7º ano A
João Pedro Baroni Alleoni: 13 anos – 8º ano A
Julia Furlan Sartori: 13 anos – 8º ano B
Leticia Tabai Martins: 14 anos – 8º ano
Luigi Zanuzzi Barroso: 14 anos – 8º ano A
Luiz Henrique M. de Souza: 14 anos – 8º ano B
Ricardo Tadashi: 13 anos – 8º ano B
Rodrigo Ducatti : 13 anos – 8º ano B
Tales Lindoso da Silva: 13 anos – 8º ano A

 

Texto: Cristiane Bonin
Fotos:
banco de imagens
Edição:
Celiana Perina
Última atualização: 15/09/2016