Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do período integral têm incentivo aos bons hábitos alimentares

Alunos do período integral têm incentivo aos bons hábitos alimentares

Alunos do período integral têm incentivo aos bons hábitos alimentares
Os alunos do período integral do Colégio Piracicabano vivem, todos os dias da semana, a experiência de bons hábitos à mesa, da nutrição ao comportamento individual. Com  idades entre três a dez anos, 130 estudantes praticam uma rotina saudável no café da manhã e no almoço realizado no refeitório da escola.

O cardápio, elaborado por um profissional em nutrição, inclui arroz, feijão, carboidrato (massa ou batata), legume e verdura cozidas ou cruas e carne. "Agora não temos mais fritura, tudo passou a ser assado, que é muito mais saudável", informa Fátima Suzegan, coordenadora da educação infantil e ensino fundamental 1.

Sob orientação quanto às proporções de cada opção de alimento, cada aluno prepara seu próprio prato, estimulando os aspectos autonomia e coordenação motora. A refeição feita entre os amigos e à mesa posta com toalha são fatores que incentivam a experimentar diferentes alimentos e o comportamento adequado à mesa. "Eles veem os outros comendo e se arriscam a experimentar os alimentos. Esse cotidiano escolar também contribui com a coordenação motora ao usar garfo e faca e no equilíbrio, deixando de derrubar pratos e copos", detalha a coordenadora Fátima, informando que, em breve, o refeitório terá equipamento de som para reprodução de música clássica - um outro incentivo à alimentação e ao bom comportamento.

Dicas - Para dar continuidade ao trabalho com alimentação na infância, a coordenadora de ensino do colégio, Fátima Suzegan, transmite algumas dicas. A primeira é manter a rotina aos finais de semana, incluindo o respeito aos horários que o organismo já está habituado. É interessante também manter um cardápio variado e, logo após a comida, o consumo de uma fruta. "As frutas de época têm o açúcar mais acentuado, proporcionando a saciedade de doce. O descanso após a refeição finaliza bem esta etapa do dia", indica Fátima.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto: Angela Rodrigues
Última atualização: 20/06/2013
registrado em: