Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do ensino médio visitam as cavernas do Petar

Alunos do ensino médio visitam as cavernas do Petar

Alunos do ensino médio visitam as cavernas do Petar

Passeio recente feito às cavernas do Petar, no Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira, entre as cidades paulistas de Apiaí e Iporanga, proporcionou a 51 alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Piracicabano uma experiência transformadora em relação à vivência em grupo e acesso a diferentes frentes do conhecimento.

O grupo conheceu, entre 30 de agosto e 1º de setembro, o sítio Arapongas e suas cavernas e os núcleos Santana e Ouro Grosso - principais tours de visitação do Petar. Além das cavernas, o passeio incluiu cachoeiras, piscinas naturais, boia-cross e muita conversa com os nativos da região e contato com seus artesanatos.

Luiza Gomes da Silva, 15, do 1º A, apreciou as visitas às cavernas. "Não existe nada parecido no Brasil. É muito diferente", diz ela. Conviver com os amigos em uma rotina diária também fez parte do aprendizado, diz o estudante do 1º B, Lucas Severino Morallis, 15. "Criamos uma intimidade que não existia nem mesmo entre os amigos de colégio. Solidariedade é uma palavra que resume bem o momento."

TRADIÇÃO

O colégio promove o passeio há cerca de 15 anos com foco nos estudos interdisciplinares. Os estudantes aprenderam sobre a história do município de Apiaí; geologia, recursos minerais, relevo e relações humanas (geografia); clima, fauna e vegetação (biologia); formação das cavernas de calcário e das estalactites e estalagmites (química); reflexão sobre consumismo (ensino religioso); além de ensinamentos sobre filosofia e artes.


Texto: Cristiane Bonin 
Fotos: Fábio Mendes
Edição de texto/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 01/09/2012

registrado em: