Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aluno do Pira vence três campeonatos de ginástica artística

Aluno do Pira vence três campeonatos de ginástica artística

Aluno do Pira vence três campeonatos de ginástica artística
Diogo Brajão Soares, 12, aluno do 8º, ganhou três campeonatos consecutivos de ginástica olímpica: estadual paulista, brasileiro e sul-americano. De setembro a outubro deste ano, Soares disputou as competições e levou a melhor no esporte que pratica desde os quatro anos.

O estudante compete pela categoria infantil (de 11 a 13 anos) e integra a seleção brasileira. O ginasta treina na academia Pira Olímpica, que oferece aulas em Piracicaba desde 2004 por meio de projeto com a prefeitura. “Também tem o apoio do professor Zeca (Coletti, docente de educação física do Colégio)”, diz Soares.

O campeonato estadual paulista foi disputado no final de setembro, em Guarulhos (SP). A final da disputa brasileira aconteceu no início de outubro, em Porto Alegre (RS), quando o aluno do Pira conquistou cinco medalhas de ouro e uma de prata. Dois dias depois, ele seguiu para o Peru para vencer o sul-americano, conquistando quatro ouros, uma prata e um bronze.

COMEÇO DE TUDO

Daniel Felipe Biscalchin, treinador de Soares e educador físico, conta que o ginasta tem aulas há seis anos. “Desde os quatro anos ele Demonstrava aptidão para a ginástica. A irmã, mais velha, fazia aulas e Soares a imitava em casa. Falei com o pai dele e, com quatro anos começaram os treinos. A partir dos seis anos, as aulas passaram a acontecer cinco vezes por semana com duração de quatro horas por dia”, conta.

“Ele evoluiu muito rápido. Lembro quando ele tinha quatro ou cinco anos e sabia que iria longe. Mas todo um conjunto, a escola, treinos, família, além do empenho do próprio ginasta, contribuíram para o desenvolvimento do trabalho”, conta o treinador Biscalchin.
 

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: acervo pessoal
Edição/coordenação: Celiana Perina
Última atualização:  06/01/2015
registrado em: