Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alimentação saudável é foco de projeto que inicia em maio

Alimentação saudável é foco de projeto que inicia em maio

Alimentação saudável é foco de projeto que inicia em maio

Garantir que as crianças sintam a necessidade e a importância de uma alimentação saudável e balanceada. Com este objetivo, a professora Valéria Ferratone, do curso de nutrição da Unimep(Universidade Metodista de Piracicaba), iniciou um trabalho em conjunto com o Colégio Piracicabano. A iniciativa é voltada à crianças de dois a dez anos. 

Segundo a professora, a proposta é dar início ao trabalho ainda em maio e serão realizadas três oficinas lúdicas para para fazer o diagnóstico da nutrição e dos hábitos alimentares dos alunos.

De acordo com Valéria, essa fase é a mais importante para a nutrição infantil e, se houvesse uma palavra-chave ela escolheria diversificação. "Temos que pensar na linha saudável, promotora da saúde, mas diversificando ao máximo, com muitas folhas, verduras, legumes", afirma. Isso porque o maior risco desse período é a monotonia alimentar. 

"As crianças podem acabar comendo sempre a mesma coisa, e quase sempre a coisa errada, porque imitam aos adultos. Então, não adianta os pais exigirem uma alimentação saudável se não dão o exemplo. E hoje, por muitos pais trabalharem fora, vemos a influência de outras figuras femininas na alimentação das crianças, como a avó ou a babá", lembra Valéria. 

Por esta razão, a professora destaca que a participação da família é de grande importância.

Texto: Ronaldo Victoria 
Fotos: Fábio Mendes
Coodenação/jornalista responsável: Celiana Perina
Última atualização: 08/05/2012

registrado em: