De acordo com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que privilegia o protagonismo do aluno em suas escolhas e atribuições, o Ensino Médio traça um caminho na construção da identidade e projeção futura. Nessa trajetória consistem nas escolhas cruciais para a vida adulta, tais como a escolha da profissão, a estruturação do pensamento e o amadurecimento emocional.
O protagonismo e a autoria estimulados no Ensino Fundamental traduzem-se, no Ensino Médio, como suporte para a construção e viabilização do projeto de vida dos estudantes, eixo central em torno do qual a escola pode organizar suas práticas.
Ao se orientar para a construção do projeto de vida, a escola que acolhe as juventudes assume o compromisso com a formação integral dos estudantes, uma vez que promove seu desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida. Dessa maneira, o projeto de vida é o que os estudantes almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória, uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais que se articulam, ora para promover, ora para constranger seus desejos. (BNCC 2017)
A Educação Metodista diante dessa nova proposta para o Ensino Médio se reinventou e construiu, com a articulação dos profissionais e docentes do Ensino Superior da Educação Metodista, o Projeto de Vida e as Eletivas para toda a Educação Básica.
De forma inovadora, integrativa e com muita qualidade pedagógica, o Projeto de Vida engloba vários eixos diferenciais que o estudante consegue transitar e construir saberes e conhecimentos como o panorama das profissões, internacionalização, gestão de carreira, soft skills e orientação vocacional. Também com a prática nas habilidades para o ENEM e para a vida universitária. Em formato síncrono, o estudante participa de encontros com profissionais e docentes do Ensino Superior da Educação Metodista e tem contato com outros estudantes de vários estados brasileiros. Momento ímpar de trocas de experiências e de crescimento pedagógico.
Nas eletivas, também em formato síncrono, são oferecidas quatro disciplinas por ano, duas por semestre. Sempre com escuta atenta no que o estudante traz como ideais e curiosidades acerca dos temas atuais, ela é construída com professores mestres e doutores na área escolhida. Acontece semanalmente e tem como objetivo agregar conhecimentos diferenciais da formação geral básica da educação.
Horários das aulas – Ensino Médio:
1a. a 3a série – de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h45
Segunda-feira: Projeto de Vida – das 16h às 17h30
Terça-feira: Eletivas – das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30